Modelador de Dados

9. Atributos

9.2. Importar Atributos - CSV

É uma possibilidade, para ajudar na produtividade da modelagem dos dados, a importação dos atributos vindo de um arquivo CSV, isso possibilita a facilidade de criação dos atributos das tabelas para uso no modelador de dados.




Na tela de criação ou edição de um elemento do tipo "Upload", para visualizar o menu de importação, basta clicar no botão "Importar" ao clicar no botão será exibida uma caixa de seleção onde a primeira opção é o "CSV" ao selecionar essa opção note que será exibido um botão com o nome de "Baixar Template" que ao clicar nele, será efetuado um download do arquivo ilustrando como deve ser preenchido os campos.

O Template deve ser preenchido com as seguintes considerações:

  • NAME - definir o nome lógico do atributo.
  • INTERNAL_NAME - definir o nome físico do atributo.
  • COMMENT - inserir um comentário opcionalmente.
  • DATATYPE - inserir o tipo de dado do atributo, tendo disponível os seguintes tipos:

    • String - uma cadeia de caracteres alfabetais e é usada para textos, ao selecionar esse tipo é exibido um novo campo chamado "Tamanho" para que seja definido o tamanho máximo de caracteres que poderão ser inseridos nessa coluna;
    • Integer - em português é o conjunto de número inteiros , ou seja: são compostos por números naturais ou negativos {..., -2, -1, 0, 1, 2, ...}. Geralmente usados para caracterizar chaves das tabelas;
    • Datatime - usado para campos de data e hora;
    • Number - usado para campos numéricos que podem ser decimais. Para isso, basta definir a precisão. Pode variar entre -2147483648 a +2147483648, ao selecionar esse tipo é exibido dois novos campos, chamados "Tamanho" e "Precisão", onde o campo "Tamanho" define o tamanho máximo de números que poderão ser inseridos nessa coluna e o campo "Precisão" define quantos números vão ser considerados após o separador de decimal;
    • Boolean - para campos que indicam verdadeiro ou falso, 0 ou 1;
    • Date - usado para campos de data;
    • BigNumber - campos numéricos como “Number” mas que variam entre -9223372036854775808 e +9223372036854775808, ao selecionar esse tipo é exibido dois novos campos, chamados "Tamanho" e "Precisão", onde o campo "Tamanho" define o tamanho máximo de números que poderão ser inseridos nessa coluna e o campo "Precisão" define quantos números vão ser considerados após o separador de decimal.
  • SIZE - caso o atributo precise de um limite de caracteres, especificar neste campo.
  • PRECISION - somente se o tipo de dado permitir.
  • NULLABLE - indicar se o campo pode ser nulo, inserindo valores true ou false ou 0 ou 1.
  • CHECK_VALUES - se o campo for usado para checagem de valores, inserir valores true ou false ou 0 ou 1.
  • PRIMARY_KEY - pode ser marcada em mais de uma coluna e irá definir que os registros nunca se repetem na mesma tabela com os mesmos valores e também não podem receber valor nulo, para configurar este campo insira valores true ou false ou 0 ou 1.
  • DESCRIPTION_KEY - tem como objetivo identificar a coluna que contém a descrição da informações para a dimensão, Ex: em uma dimensão de Cliente a chave de descrição seria o Nome do Cliente. Caso este atributo seja um campo descritivo, inserir valores true ou false ou 0 ou 1.
  • REFRESH_KEY - esse campo só pode ser habilitado em módulos de Fato e tem como objetivo identificar ao 4insights por quais colunas será feito o reprocessamento de dados que já estejam carregados, Ex. no módulo de vendas a chave de atualização é Data e Loja, sendo assim quando for enviado para processamento uma data e loja que já existem no bando de dados (DW) o 4insights se encarregará de limpar os dados da tabela de fatos, agregados e fotografias com a mesma data e loja que estão sendo processados para que aconteça o reprocessamento desses dados.

Os campos que devem ser preenchidos no arquivo CSV tem a mesma estrutura da criação de um atributo feito diretamente pela tela, note a semelhança de acordo com a imagem abaixo:



Depois de preencher o arquivo você deve marcar a opção "Contém cabeçalho", pois se foi utilizado o Template o mesmo contém cabeçalho, logo após marcar essa opção clique no botão "Selecionar um Arquivo" e será aberta a caixa de seleção de arquivos de acordo com os sistema operacional. selecione o arquivo que foi preenchido e clique no botão "Importar", o resultado será os atributos preenchidos no CSV sendo exibidos na tela como se tivessem sido criados diretamente pela tela.