Modelador de Dados

11. Definição de hierarquias

Definindo as hierarquias

Após a criação da tabela de Upload é o momento de serem criadas as hierarquias do modelo de dados. Veja exemplo abaixo em que todas as Lookups partem da tabela de Upload e seguem para as respectivas tabelas do modelo. Desta forma, o acesso das tabelas pode ser feito de modo simples e



Para definir uma hierarquia você deve possuir uma Lookup que será o nível mais detalhado da dimensão. Neste exemplo incluímos a Lookup de (Produto). Ela possuirá a mesma chave primária da tabela de Upload, pois é o nível mais detalhado da dimensão. Nela são incluídos todos os campos de códigos das Lookups anteriores, que serão chaves de relacionamento entre as demais Lookups do modelo.

Entretanto, para cada código também são criadas novas Lookups com chaves primárias e campos de descrição. Neste exemplo, temos a Lookup de agrupamentos, como "Categoria do Produto", "Setor do Produto", "Família", "Sub-Família", etc.

Ao criar um nível de agrupamento, incluímos as chaves códigos dos níveis menos seletivos em cada lookup. Isso garante a modelagem de forma híbrida, qual recomendamos. Maior qualidade na informação, performance e uma maneira mais simples relacionar tabelas pelas ferramentas visualização dados.

Esta maneira de modelar, não é obrigatória, podemos criar modelo Star Schema, criando somente uma única Lookup de cada dimensão ou simplesmente um modelo Snowflake, relacionando as tabelas de forma hierárquica e simples.