Modelador de Dados
10. Lookups da dimensão
Após a definição da tabela de Upload, é necessário criar as tabelas de Lookups, definir a chave primária e chave de descrição de cada Lookup.
Da mesma maneira, clique com o botão direito do mouse e adicione um novo elemento, selecione o tipo Lookup, dê um nome lógico, um físico e um comentário, o comentário ajuda a descrever o tipo de informação que será carregada na tabela, e logo após salve.
Para carregar os atributos na tabela de Lookup, arraste da tabela de Upload e solte na Lookup os campos que farão parte desta tabela. Também é necessário informar qual campo será a chave primária. Neste momento é obrigatório escolher um campo que será utilizado como o descritivo desta lookup. O campo descritivo é o campo que dá sentido ao valor da chave primária, ou seja, o valor que descreve as informações, neste exemplo, temos o código da empresa e o nome, o código é a chave primária e o nome é a descrição.
Modo transacional
Por padrão no processo de carga de uma Lookup é criada uma tabela temporária para realizar a atualização dos registros, o que torna o processo mais rápido, porém no período da carga a Lookup fica indisponível para consulta o que pode ser um problema em determinados cenários, para solucionar esse problema existe o modo transacional, que ao habilitar o 4insights abre uma transação no banco de dados e faz um DELETE dos dados com a mesma chave primária para que os novos dados sejam inseridos, porém esse processo pode deixar a carga mais lenta.