Modelador de Dados
6. Snowflake e Star Schema
Snowflake, Star Schema ou Hybrid Schema?
No BI existem esquemas lógicos para a modelagem dos dados. Dois esquemas se destacam como os mais eficazes e utilizados: ‘Snowflake’ e o ‘Star Schema’. Os dois esquemas contam com benefícios e o que recomendamos é um esquema híbrido, que utiliza características tanto de snowflake quanto de star schema.
Snowflake schema
Snowflake tem esse nome porque se parece visualmente com um floco de neve, devido ao relacionamento entre os dados. Aqui, várias dimensões (lookups) se relacionam com uma tabela de fato, de modo que os dados ficam em uma cascata (hierarquia) e mais distantes da tabela de fato. O dado passa por todos os outros objetos até atingir o destino final: a análise. Este esquema tem uma ótima governança de dados e não apresenta redundâncias.Entretanto, se apresenta mais lento e mais complexo, pois quando necessitamos analisar o nível menos granular é necessário relacionar todas as tabelas durante a análise até atingir a análise desejada.
Star schema
Star Schema é o modelo mais simples. Ele tem esse nome devido ao formato de estrela que o modelo obtém após construído. O esquema consiste em diversas dimensões ligadas a uma tabela de fato. As dimensões armazenam eventos, enquanto a tabela de fato guarda fatos ocorridos e chaves para características referentes, ao contrário do Snowflake. Desta forma, a performance aumenta significativamente devido a menor quantidade de chaves externas e a menor necessidade de junções durante a análise. Entretanto, os dados são muito redundantes e uma simples alteração pode gerar necessidade de várias outras alterações ou manutenções no banco de dados.
Esquema híbrido
Para melhor desempenho e governança de dados, o esquema híbrido é um esquema que une Snowflake e Star Schema para melhor governança de dados e performance, assim como para tornar o esquema mais normalizado e com menos redundâncias. Este esquema também permite uma maior consistência dos dados e facilidade de manutenção.