Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Modelador de Dados

9. Atributos

Ao criar um elemento do tipo Upload você deve criar os atributos, para criar um atributo, basta clicar no botão "Novo Atributo".


Será exibido um formulário separado em seções "Informações Básicas", "Informações Avançadas", "Chaves" e quando a propriedade "Habilitar inserção automática de chaves estrangeiras quando houver rejeição" está ligada é exibida uma nova seção "Inserção automática de chaves estrangeiras quando houver rejeição":


Informações Básicas

Nesta seção são definidos os campos "Nome" que deve conter no nome de negócio do atributo e o o campo "Nome Interno" que deve contém o nome físico, ou seja o nome na qual será criada a coluna nesta tabela no banco de dados.



Informações Avançadas

Nesta seção são definidos os campos "Tipo de dados", "Comentário", "Nulo" e "Checagem de valores", no campo "Tipo de dados" você deve selecionar o tipo de dado para os dados do atributo, os tipos disponíveis são:

  • String - uma cadeia de caracteres alfabetais e é usada para textos, ao selecionar esse tipo é exibido um novo campo chamado "Tamanho" para que seja definido o tamanho máximo de caracteres que poderão ser inseridos nessa coluna;
  • Integer - em português é o conjunto de número inteiros , ou seja: são compostos por números naturais ou negativos {..., -2, -1, 0, 1, 2, ...}. Geralmente usados para caracterizar chaves das tabelas;
  • Datatime - usado para campos de data e hora;
  • Number - usado para campos numéricos que podem ser decimais. Para isso, basta definir a precisão. Pode variar entre -2147483648 a +2147483648, ao selecionar esse tipo é exibido dois novos campos, chamados "Tamanho" e "Precisão", onde o campo "Tamanho" define o tamanho máximo de números que poderão ser inseridos nessa coluna e o campo "Precisão" define quantos números vão ser considerados após o separador de decimal;
  • Boolean - para campos que indicam verdadeiro ou falso, 0 ou 1;
  • Date - usado para campos de data;
  • BigNumber - campos numéricos como “Number” mas que variam entre -9223372036854775808 e +9223372036854775808, ao selecionar esse tipo é exibido dois novos campos, chamados "Tamanho" e "Precisão", onde o campo "Tamanho" define o tamanho máximo de números que poderão ser inseridos nessa coluna e o campo "Precisão" define quantos números vão ser considerados após o separador de decimal.

O campo "Comentário" pode conter texto livre de múltiplas linhas e não é obrigatório, o valor preenchido neste campo será utilizado na criação da tabela para descrever as colunas.

Após o preenchimento dos campos acima, deve ser definido se o campo será permitido Nulo, caso o campo permita Nulo deve se manter marcado a opção "Nulo", caso contrário, deve desmarca-lo.

Já a opção "Checagem de valores" deve ser utilizada quando surge a necessidade de validar um ou mais valores pré-definidos para a coluna, por exemplo, uma coluna de Sexo do Cliente só deve conter os valores "M" ou "F".


Chaves

Nesta seção são definidos as características de consistência da coluna, tais como "Chave de Descrição", "Chave Primária" e nós módulos de fato a "Chave de Atualização".

  • Chave de Descrição: tem como objetivo identificar a coluna que contém a descrição das informações para a dimensão, Ex: em uma dimensão de Cliente a chave de descrição seria o Nome do Cliente.
  • Chave Primária: pode ser marcada em mais de uma coluna e irá definir que os registros nunca se repetem na mesma tabela com os mesmos valores e também não podem receber valor nulo.
  • Chave de Atualização: esse campo só pode ser habilitado em módulos de Fato e tem como objetivo identificar ao 4insights por quais colunas será feito o reprocessamento de dados que já estejam carregados, Ex. no módulo de vendas a chave de atualização é Data e Loja, sendo assim quando for enviado para processamento uma data e loja que já existem no bando de dados (DW) o 4insights se encarregará de limpar os dados da tabela de fatos, agregados e fotografias com a mesma data e loja que estão sendo processados para que aconteça o reprocessamento desses dados.


Inserção automática de chaves estrangeiras quando houver rejeição

Quando é habilitada a propriedade no módulo de dimensão "Habilitar inserção automática de chaves estrangeiras quando houver rejeição" essa seção é exibida na criação ou na edição de um atributo, contando um campo que de acordo com o tipo de dado muda o comportamento. Ex.: se o tipo de dado da coluna for Data este campo só aceitará data, isso acontece para todos os tipos de dados descritos neste tópico, conforme a imagem abaixo: