Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Modelador de Dados

13. Fato

13.2. Fotografia

Este tipo de fato, também chamado como posicional, possui dados que não podem ser somados em diferentes datas e que devem ser analisados de modo isolado. Isto é, a informação é relevante na data em que ela ocorreu, mas que fica distorcida se agregada em relação ao tempo. A importância deste tipo de fato é ter informações estáticas, para posterior comparação (e não agregação) do seu comportamento com relação a outros dias.

O melhor exemplo para demostrar isso é uma tabela com informação de estoque por dia. Se o estoque do primeiro dia é somado com o estoque do segundo dia, o dado de quantidade de itens em estoque estará errado, pois a informação real de estoque para o segundo dia é somente o que está registrado especificamente neste dia. Assim, a fotografia é referente a dados que devem ser analisados baseados somente no tempo em que ocorreram. Assim, podemos observar por esta tabela de fato, quais dias estamos com pouco estoque ou com muito estoque, e associar a outras variáveis para identificar possíveis problemas na gestão do estoque.



Para criar uma tabela de fotografia é muito simples, basta clicar com o botão direito do mouse na área em branco e clicar na opção "Adicionar Elemento" e selecionar o tipo "Fotografia", nela também é possível criar a configuração de limpeza de histórico, a configuração é feita da mesma forma a tabela de fatos. após preencher todas as informações salve e arraste as ligações para a tabela de fotografia, logo depois de arrastar todos os campos desejados, clique com o botão direito do mouse na tabela agregada e clique na opção "Editar propriedades", será exibida a tela de edição e é nesse momento que definimos qual será o atributo de transformação.

Neste exemplo teremos uma tabela de fotografia de "Estoque" e iremos agregar por mês, sendo assim nosso atributo será o campo de Data do Processamento.

 

Após abrir para edição a tabela de fotografia, clique no botão "Editar" do atributo desejado, o atributo deve ser uma chave estrangeira para que seja possível realizar a transformação, após clicar no botão "Editar" será possível visualizar uma nova seção chamada de "Fotografia" e "Lookup de Fotografia" e nela será exibida uma arvore contendo a estrutura da Lookup e nesse momento definimos por qual campo será feita a transformação, neste exemplo como estamos usando um campo de data que utiliza a dimensão de tempo padrão do 4insights podemos escolher qualquer dos campos da imagem abaixo.


Neste caso selecionamos o campo "COD_MES" que representa o código do mês (Ex.: Data da Venda 01/01/2018 o Código do mês será 012018) ao clicar no botão "Associar" é exibido ao lado da opção "Lookup" na seção "Fotografia" a informação de qual atributo foi selecionado e deve ser escolhido na caixa de seleção uma das dois opções (Ultimo elemento no relacionamento, Primeiro elemento no relacionamento), essa opção representa qual será a regra para o processo de carga, neste exemplo estamos utilizando um campo de data para realizar uma fotografia uma tabela de estoque por mês então se selecionarmos a opção "Primeiro elemento no relacionamento" o registro para o mês correspondente seria o primeiro dia do mês, sendo assim informações o como estava o estoque no primeiro dia do mês, nesse caso iremos utilizar a opção "Ultimo elemento no relacionamento", pois para essa tabela queremos visualizar como estava o estoque no final do mês, após escolher a configuração ficará dessa forma:


Dessa forma já temos a nossa transformação de Dia para Mês, clique em "Salvar" para esse atributo e clique em "Salvar" novamente para o elemento as alterações podem ser visualizar dessa forma: